Regional

Apagão nacional: o que se sabe e o que falta saber

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e o Ministério de Minas e Energia (MME), uma falha aconteceu no Sistema Interligado Nacional às 08h31 desta manhã. A causa do incidente, contudo, ainda não foi divulgada pelos órgãos. (veja mais abaixo)

Até a última atualização desta reportagem, o MME afirmava que o fornecimento de energia elétrica foi restabelecido por completo nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Agora, as equipes atuam para retomar as cargas das regiões Norte e Nordeste.

O que aconteceu?

 

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) identificou uma ocorrência às 8h31 desta quarta-feira, que levou a uma “separação elétrica” no sistema interligado. Na prática, as regiões Norte e Nordeste do país foram desconectadas do Sul e Sudeste.

Com o incidente, o órgão realizou uma “ação controlada” — ou seja, proposital — para evitar que o problema na rede se espalhasse.

“Houve pelo menos 16 mil MW de interrupção de energia. A interrupção no Sul e no Sudeste foi uma ação controlada para evitar propagação da ocorrência”, diz o ONS.

Segundo apurado pela reportagem do g1, apenas o estado de Roraima não registrou falta de energia nesta manhã. Trata-se, inclusive, do único estado que não é ligado ao Sistema Interligado Nacional.

Qual foi a causa do incidente?

 

O Ministério de Minas e Energia (MME) e o ONS não informaram os motivos do incidente até a última atualização desta reportagem.

O MME informou em nota que o ministro da pasta, Alexandre Silveira, “já determinou a criação de uma sala de situação” para apurar o incidente e lidera todo o processo de retomada do fornecimento de energia elétrica no país, além de ter determinado a “rigorosa apuração das causas”.

“A equipe do MME está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível”, informou a pasta.

Em entrevista concedida nesta terça-feira (15), o presidente em exercício, Geraldo Alckmin, afirmou que apesar da “ação rápida” do governo em resposta ao apagão de energia, há um problema ainda não resolvido sobre o tema no Maranhão.

“Conversei com o [ministro] substituto Efraim [Pereira da Cruz], que é secretário-executivo, e está indo bem. Estão com um problema em Imperatriz, no Maranhão, mas já estão debruçados lá sobre o problema”, afirmou .

Alckmin ainda afirmou que, “se tudo correr bem”, em poucas horas tudo deve estar normalizado. “E aí, vai se investigar a causa dessa perda de carga”, completou.

Quais foram os impactos do apagão?

Com a interrupção no fornecimento de energia, uma série de problemas foram registrados ao redor do país, tais como:

  • Problemas em linhas de metrô;
  • Interrupção no fornecimento de água de algumas cidades;
  • Semáforos apagados, que geraram caos no trânsito;
  • Escolas precisaram dispensar alunos mais cedo em algumas localizações;
  • Comércios tiveram prejuízos;
  • Hospital suspende consultas.
  • Problemas em linhas de metrô

    Os usuários do metrô que não puderam utilizar o transporte contam com linhas especiais que ligam os terminais Mussurunga, Acesso Norte, Pirajá e Lapa. As linhas que operam na região do Vale dos Barris estão atendendo a Estação da Lapa. O BRT segue com operação normal e agentes da Semob estão nas ruas para prestar orientações e evitar transtornos. ( veja o vídeo abaixo)

Já em São Paulo, relatos apontaram que as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, 4-Amarela e 15-Prata tiveram impactos.

Com o problema, as plataformas ficaram lotadas e ônibus do sistema Paese foram acionados. Os passageiros foram orientados por avisos sonoros e pelo Agente de Atendimento e Segurança nos trens e estações.

Em nota, a ViaQuatro, concessionária responsável pela Linha 4-Amarela, informou que os trens operavam com velocidade reduzida e maior tempo de parada por conta da falha elétrica.

Já a CPTM informou que a oscilação de fornecimento de energia não afetou a circulação de trens e não houve registro de ocorrências, mas reiterou que algumas estações ficaram sem energia e precisaram funcionar por gerador. A normalização foi completa às 11h.

 

Samile Lobo

Sou um entusiasta da escrita e um explorador incansável do mundo digital. No meu blog, mergulho em uma ampla gama de tópicos, desde as últimas tendências tecnológicas até reflexões profundas sobre a vida cotidiana. Com uma paixão pela comunicação autêntica, compartilho minhas experiências, insights e opiniões de uma maneira acessível e envolvente. Como um contador de histórias ávido, busco inspirar, informar e entreter meus leitores, criando um espaço onde as ideias fluam livremente e as conversas sejam estimulantes. Junte-se a mim nesta jornada de descoberta e conexão através das palavras.

Recent Posts

Crescimento da Energia Solar no Brasil: Um Futuro Sustentável e Promissor: Confira!

Nos últimos anos, a energia solar tem se destacado como uma das principais alternativas sustentáveis…

2 dias ago

´Saque-calamidade do FGTS’: Quem Recebe, como Funciona?

Os trabalhadores de 72 municípios do Rio Grande do Sul, afetados pelas fortes chuvas desde…

2 dias ago

Entenda a Diabetes: Tipos, Sintomas e Como Gerenciar a Doença

A diabetes é uma doença crônica que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.…

3 dias ago

Segredos Revelados: O Caminho para uma Alimentação de Sucesso e Vitalidade

Manter uma alimentação saudável e equilibrada é fundamental para promover o bem-estar físico e mental.…

3 dias ago

Conheça os Benefícios da Meditação para a Saúde Mental e Física

A meditação, uma prática milenar que envolve técnicas de concentração e relaxamento, tem ganhado cada…

3 dias ago

Chá de Alecrim: Benefícios, Preparo e Cuidados: Confira!

Uma Opção Natural para Desinchar o Corpo O chá de alecrim é uma excelente escolha…

3 dias ago

O TERRA 360 utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência conforme a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estes termos.

Política de privacidade